Postagens mais visitadas

quarta-feira

Noções Básicas I (Para todos)





MADEIRAS



O MDF (Medium Density Fiberboard) mais utilizado nos artesanatos e uma madeira industrializada misturando-se resinas sintéticas e pinus reflorestados, que são pressionados em altas temperaturas criando assim chapas de varias espessuras, e ecologicamente correto.

PINTANDO O MDF
Você pode pintar as peças de MDF com tinta acrílica ou PVA, alguns casos e necessário aplicar um fundo branco na peça, vai depender da técnica a ser usada e se o pigmento da tinta é mais fraco, como nos tons pasteis por exemplo, para obter mais realce e intensidade da cor. Utilize um pincel de cerdas macias e chato aplicando uma farta camada de tinta e depois alise com rolinho de espuma para tirar as marcas do pincel deixando a pintura lisa e homogênia


PINUS ELIOTI - Fácil de encontrar devido aos reflorestamentos, é uma madeira de baixo custo, reduzindo os custos para artesanato porém de baixa resistência.

IMBUIA CEDRO E IPE- são madeiras nobres pela resistência alta e durabilidade e utilizada em móveis, portas e outros.


PINTANDO MADEIRA NATURAL

A madeira natural é fibrosa e contém veios, a sua porosidade é grande, algumas espécies soltam substâncias pelos poros que a escurecem com o passar do tempo, sendo necessário o uso de um selador para impermeabilizar e vedar os poros.
Aplique uma farta camada de selador em toda a peça, após a secagem lixe de leve para tirar a aspereza.
Com espátula e massa corrija as imperfeições da madeira, após a secagem lixe, aplique uma camada de tinta acrílica branca na peça e utilize a técnica desejada.


PINTANDO MADEIRA BALSA
A balsa é uma madeira super leve, utilizada na confecção de caixas com formatos redondos pela elasticidade, para um acabamento perfeito neste tipo de madeira e necessário usar um bom selador e lixar bem a peça. Pode-se utilizar tintas PVA ou Acrílica.


LIXAS
Importante ferramenta para o artesanato, e com ela que e feito o pré acabamento nas pinturas de base nas pecas de madeira
A lixa para madeira, deixa as pecas lisas e uniforme a graduação dos grãos ou granas das lixas vão de 36 ate 600.
Os mais baixos números mais grossa será lixa, e quanto mais alto mais fina, as pecas cruas de artesanato normalmente vem lixadas de fabrica, então usamos a lixa 220 para tirar a aspereza da base, que pode ser selador, ou tintas.

(revista iaramania,noções básicas I e II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...